Notícias

Qualidade e humanização no atendimento

Ao chegar ao Centro SUVAG, o paciente realiza exames audiológicos com o objetivo de ter um diagnóstico preciso da sua função auditiva.


O paciente realiza consulta otorrinolaringológica e exames de: audiometria tonal e vocal, imitanciometria, emissões otoacústicas evocadas transientes (EOAT), por produto de distorção (EOAPD) e potencial evocado auditivo de tronco encefálico (PEATE).


Caso necessite é atendido pelos setores de Psicologia e Serviço Social. Após realização dos exames, dependendo do diagnóstico, o paciente será encaminhado para o programa específico.


Segundo a coordenadora do setor, a fonoaudióloga Ângela Mosca, o Centro SUVAG do RN atende, em média, 250 novas pessoas por mês, além dos pacientes que estão em acompanhamento audiológico.


O Centro SUVAG atende pacientes de todas as idades. Os bebês sem fator de risco para a surdez realizam Triagem Auditiva Neonatal, também chamada teste da orelhinha.


Aqueles que apresentam fator de risco permanecem no programa de monitoramento audiológico até os dois anos de idade, mesmo tendo audição normal.


Caso apresentem perda auditiva são encaminhados para o programa de AASI (aparelho de amplificação sonora individual) e para a reabilitação.


As crianças, após o diagnóstico da surdez, submetem-se a teste de AASI e geralmente iniciam o processo de reabilitação na instituição.


O sucesso da amplificação em crianças depende de uma somatória de fatores, entre eles a audição residual, a quantidade e a qualidade de terapia recebida pela criança, o apoio da família e dos profissionais envolvidos e, por fim, a qualidade da amplificação oferecida.


Adolescentes, adultos e idosos, quando recebem o diagnóstico audiológico, ficam em acompanhamento ou entram no programa de AASI.


Quando há indicação para uso de AASI, o paciente realiza teste, obedecendo a portaria do Sistema Único de Saúde (SUS) onde são testados três diferentes marcas de aparelhos, compatíveis com o seu perfil audiológico.


Embora seja da competência da fonoaudióloga a condução da escolha do AASI é o paciente que, de acordo com suas respostas no teste, decide qual AASI será selecionado, ressalta a fga.


Ana Paula Monteiro, responsável pelo setor de prótese. "Temos quatro empresas de aparelhos auditivos como parceiros: AUDIBEL, OTICON, PHONAK e UNITRON, que disponibilizam sempre aparelhos de ponta na bateria de teste, além de proporcionar treinamento periódico para a equipe", destacou.


Os aparelhos são regulados para fornecer conforto auditivo ao paciente, reduzindo ou eliminando as limitações causadas pela perda auditiva e, consequentemente, proporcionando melhores condições para o envolvimento social do indivíduo.


Independente da idade, caso o paciente não se beneficie funcionalmente com o uso de AASIs e esteja dentro dos critérios adotados para a cirurgia de implante coclear, será encaminhado para realizar tal procedimento.


Na maioria das vezes, após a cirurgia, o paciente retorna para continuar o processo de reabilitação no Centro SUVAG do RN.