Notícias

Aprendizagem e inserção na sociedade

A metodologia Verbotonal desenvolvida pelo Prof. Dr. Petar Guberina é utilizada em centros SUVAG espalhados pelo mundo. Atua numa abordagem multi-sensorial, e é desenvolvida com o auxílio da aparelhagem específica do método através das seguintes técnicas:


Áudio-visual: Propicia a aquisição e estruturação da linguagem, através dos aspectos morfossintáticos da língua, visando a ampliação do vocabulário, a comunicação.


Conjunto: Estimula aspectos semânticos/cognitivos da língua, priorizando a assimilação e generalização de conceitos, vivências cotidianas e de etapas lingüísticas e ampliação do vocabulário.


Ritmos Fonéticos: Tem o objetivo de utilizar a via corporal como importante facilitador na percepção dos sons da fala.


Busca a harmonia do tônus corporal para criar condições favoráveis para que a fala ocorra, levando em consideração as características, tensão, intensidade, entonação, afetividade, ritmo, tempo, freqüência.


Propõem o uso de macro-movimentos, tradutores dessas características, a fim de estimular os micro-movimentos articulatórios.


Individual: Acompanha o processo de reabilitação em grupo trabalhando as dificuldades individuais encontradas, observando o nível de linguagem, audição, compreensão e sistemas da fala.


Pensando sempre na qualidade de vida das crianças atendidas e a inclusão no mundo que as cerca, depois de muito estudo, tornamo- -nos uma Instituição Bilíngüe.


O bilingüismo consiste no aprendizado de duas línguas, no caso do nosso surdo Português/LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) em momentos distintos, respeitando-o em suas particularidades, sua cultura e forma de ser, destacaram as coordenadoras Rita Limenzo e Gabriela Umbelino.


As crianças são organizadas, na reabilitação em grupos, pela idade e nível de audição e fala. São atendidas, em média, 3 vezes por semana, no horário contrário ao da escola,estando todas inseridas na rede regular de ensino.

As coordenadoras ressaltaram também a importância do trabalho auditivo precoce feito através da estimulação, com crianças entre 0 e 3 anos, apoiado na construção da comunicação e no desenvolvimento da linguagem, observado em bebês ouvintes.


Na estimulação precoce, não somente se potencializará adequadamente o desenvolvimento motor, cognitivo, social e emocional da criança, como também se respeitará seu desenvolvimento individual, suas capacidades e seu ritmo.

Por isto, quanto mais cedo se iniciar a reabilitação, mais chances de se prevenir a instalação de alterações e/ ou minimizá-las.


Além dos atendimentos específicos de reabilitação de audição e fala (Metologia Verbotonal) e LIBRAS, as crianças participam de oficina de Artes e Educação Motora.


O apoio da família no processo de reabilitação é importantíssimo e indispensável para o sucesso no tratamento, assim como também é essencial que eles tenham em mente que cada criança é capaz, única e diferente.


O trabalho se estende também as mães, que permanecem na instituição o tempo que os filhos estão em atendimento, sendo oferecido a elas curso de LIBRAS, aulas de Educação Física e palestras com profissionais de diversas áreas.


Setor de Psicologia
No setor de psicologia, os pacientes são acolhidos e acompanhados durante todo o tratamento. Os psicólogos do Centro SUVAG trabalham numa perspectiva interdisciplinar. Também é realizado o atendimento à família; a orientação aos professores quando solicitado, o atendimento aos adolescentes sobre o mercado de trabalho e a avaliação aos candidatos ao implante coclear.


Ações do Serviço Social
As ações do Serviço Social têm como objetivo atender, orientar e encaminhar os usuários e seus familiares, visando proporcionar mais oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento, contribuindo para que todos tenham seus potenciais valorizados. Da mesma forma que ocorre com o setor de Psicologia, as atividades são desenvolvidas de maneira articulada com os outros setores da Instituição.