O que é

SUVAG é a sigla de Sistema Universal Verbotonal de Audição Guberina, filosofia norteadora da Instituição.


O Centro SUVAG do RN é uma instituição filantrópica que há 35 anos trabalha voltada à promoção da saúde auditiva, visando a prevenção, o diagnóstico da surdez e a reabilitação da audição e da fala de pessoas com deficiência auditiva, favorecendo a inclusão delas na sociedade.


Ao chegar ao SUVAG, o paciente, é atendido por uma equipe multidisciplinar formada por médicos otorrinolaringologistas, fonoaudiólogas, psicólogas e assistentes sociais, que realizam o diagnóstico audiológico e as intervenções necessárias. Ao se confirmar o diagnóstico da surdez, os profissionais, em conjunto, avaliam a possibilidade de inserir o paciente na reabilitação.


A reabilitação para crianças, que recebem o atendimento sistemático ocorre numa perspectiva bilíngue: Língua Portuguesa (modalidade oral-auditiva) e Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS, modalidade gestual-visual).


A reabilitação oral utiliza a Metodologia Verbotonal, que oferece atendimentos em grupo e individuais. Paralelamente, as aulas de LIBRAS, Artes e Educação Motora são vivenciadas com os instrutores surdos e professores especializados, respectivamente.